Defesa Civil alerta para riscos de temporais no final do dia desta terça-feira

  • Foto: Divulgação -

Joinville está em estado de atenção

Até o fim da noite desta terça-feira (13), o risco de temporais é considerado alto para a região de Joinville, conforme alerta emitido pela Defesa Civil local.

Esse sistema meteorológico é resultado da combinação de temperatura elevada, que pode chegar próxima a 40ºC, com a aproximação de uma frente fria. Diante desse cenário, a Defesa Civil de Joinville está em alerta máximo e orienta a população a buscar um lugar seguro para se abrigar durante a ocorrência de chuvas intensas.

Além do perigo iminente de temporal, a Defesa Civil também faz um alerta especial para os banhistas que costumam frequentar rios e cachoeiras para se refrescar.

Maiko Richard, gerente da Defesa Civil de Joinville, ressalta: "Quando chove forte em regiões mais altas, podemos ter a ocorrência de cabeças d'água que elevam o nível e a correnteza de rios rapidamente, podendo causar acidentes, como afogamentos. Se perceber que tem risco de chuva nessas áreas, a orientação é sair da água".

Para manter a população informada em tempo real sobre qualquer atualização ou alerta, a Defesa Civil oferece um serviço gratuito de envio de alertas via mensagem de texto (SMS). Basta enviar o número do CEP da sua residência para o telefone 40199. Este serviço é administrado pela Defesa Civil estadual.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Joinville pelo número 199 ou os Bombeiros Voluntários através do 193. É essencial que todos estejam preparados e atentos às orientações das autoridades diante das condições climáticas adversas que se aproximam.


Orientações em caso de temporal

- Evite contato com a água em áreas alagadas
- Não passe em pontes que estejam submersas
- Tenha cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões, por causa da correnteza
- Procure um lugar seguro para se abrigar longe de árvores, placas, postes ou outros objetos que possam ser arremessados com a força do vento
- Dentro de imóveis, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos
- Cuidado com o aumento do volume e correnteza em rios e cachoeiras

São Francisco do Sul vive a magia do Carnaval Anterior

São Francisco do Sul vive a magia do Carnaval

Exército diz que medidas contra alvos da PF dependem da Justiça Próximo

Exército diz que medidas contra alvos da PF dependem da Justiça

Deixe seu comentário